sábado, 9 de janeiro de 2010

Trabalho em grupo

Durante 2009 desenvolvi em sala de aula diversas atividades em grupo nas diferentes disciplinas trabalhadas, porém algumas chamaram mais a minha atenção por ter proporcionado um grande envolvimento entre os integrantes de cada grupo na busca da resolução de problemas ou na criação de informações e elementos.
Descrevo agora um jogo bem interessante para trabalhar com a formação de palavras explorando as regras ortográficas e e gramaticais.

Atividade: Jogo da Formação de palavras
Material Necessário: Jogo de letras e sílabas móveis
Organização da Sala: Grupos de 4 a 6 alunos
Desenvolvimento: No primeiro momento da atividade é muito importante deixar claro quais serão as regras e o objetivo do jogo, determinando os critérios de pontuação e como o material disponível poderá ser utilizado.
O objetivo do jogo é conseguir cumprir no menor tempo possível a solicitação do professor, que estará de acordo com os conteúdos estudados na ocasião da atividade. Como por exemplo, ao trabalhar em sala o grau do substantivo pode-se solicitar que os grupos escrevam com as letras móveis o aumentativo ou diminutivo de algumas palavras ou ainda apenas palavras no aumentativo ou no diminutivo.
Pode-se determinar com os grupos que o momento que o primeiro grupo concluir o solicitado determina o tempo que os outros grupos terão para cumprirem também.
Ao final do jogo, o professor pode propor um registro de como a atividade se desenvolveu e o que foi possível aprender com ela.
Um bom motivo para jogar: Enquanto participam da atividade, os alunos trocam informações importantes para a construção e sistematização de seus conhecimentos. É muito importante que a formação dos grupos seja equilibrada para que esta troca seja realmente significativa e enriquecedora.

Boa atividade!

Camila Garoli Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário