segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Construindo a Cubolândia

Esta foi realmente uma atividade muito divertida de ser realizada. Posso afirmar que os alunos soltaram a imaginação e curtiram bastante o trabalho.

A atividade, sugerida pelo livro Porta Aberta - vol.3, foi realizada como conclusão dos estudos sobre sólidos geométricos e tinha como objetivo a construção da maquete de uma cidade ou bairro utilizando-se basicamente de diversos cubos.


Atividade: Construção da Cubolândia
Material Necessário: Modelos de cubos, cola, tesoura, retalhos de papel e outros materiais que a imaginação sugerir.
Organização da sala: Grupos de 4 a 6 pessoas
Desenvolvimento: Já organizados nos grupos, os alunos recebem moldes de cubos suficientes para iniciarem o trabalho. Cada grupo terá uma base onde deverá construir um quarteirão da Cubolândia. Neste momento, quanto mais material diversificado os grupos tiverem disponível, mais poderão soltar a imaginação e caprichar nos detalhes de sua produção.
Quando todos os grupos concluirem sua produção, juntos, deverão propor maneiras diferentes de organizar uma cidade com os quarteirões que cada um desenvolveu.


Um bom motivo para realizar: Além de ser uma atividade bem descontraída, no decorrer de seu desenvolvimento é possível explorar conteúdos diversificados como trabalhar com espaço e forma: unidades de medida, área, vértice, aresta.
De maneira lúdica os alunos estarão aprendendo e, com certeza, aprendendo ao mesmo tempo.

Boa atividade,

Camila Garoli Vilela


Nenhum comentário:

Postar um comentário