terça-feira, 27 de abril de 2010

Arte e Meio Ambiente

Uma bela sugestão de aula desenvolvida pela Silvia, professora especialista em artes.

1. Os alunos se organizam em uma roda, fecham os olhos e cada um recebe em sua mão uma semente para sentir apenas com o tato e descrevê-la.

2. Cada um observa sua semente e desenha a árvore que imagina que nasceria dela.

3. Em grupos de quatro os alunos recebem folhas de papel pardo para colarem e formarem uma grande tira de papel onde juntos pintam uma grande árvore.

4. As árvores prontas formam uma instalação no corredor da sala de aula.

No link abaixo é possível observar imagens que ilustram a produção das árvores pelos grupos.

http://picasaweb.google.com.br/MiGaroli/ArteEMeioAmbiente#

Boa Atividade,
Camila Garoli Vilela

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Música e dobradura

Uma atividade carregada de melodia e coordenação.
A ideia é a seguinte:

1. Ouvir e cantar a música Peixe Vivo

Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?
Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?

Como poderei viver? Como poderei viver?
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia já me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia já me fazem zombaria

Por me verem assim chorando, por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia

Água fria fica quente água quente fica fria
Água fria fica quente água quente fica fria

Mas eu fico sempre só, mas eu fico sempre só
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia, sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia, sem a tua companhia

2. Fazer a dobradura do peixe, cujo modelo está disponível no link abaixo

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/82BO82M0L6uSUqyQPGeSWw?feat=directlink

3. Colar a dobradura em uma folha em branco e ilustrar criando um ambiente para o peixe.

4. Organizar uma exposição com os trabalhos.

Boa diversão
Camila Garoli Vilela

terça-feira, 13 de abril de 2010

José Paulo Paes é tudo de bom!

Que tal tornar os estudos sobre linguagem poética ainda mais interessantes?
Os textos de José Paulo Paes, trazem um tempero interessante com um humor na dose certa que vai encantar os alunos.
Para explorar os textos, sugiro uma roda de leitura com os textos abaixo.

Acidente
Atirei um pau no gato,
mas o gato
não morreu,
porque o pau pegou no rato
que eu tentei salvar do gato
e o rato
(que chato!)
foi quem morreu.

Passarinho fofoqueiro
Um passarinho me contou
que a ostra é muito fechada,
que a cobra émuito enrolada,
que a arara é uma cabeça oca,
e que o leão marinho e a foca..
xô , passarinho! chega de fofoca!

Raridade
A arara
é uma ave rara
pois o homem não pára
de ir ao mato caçá-la
para a pôr na sala
em cima de um poleiro
onde ela fica o dia inteiro
fazendo escarcéu
porque já não pode voar pelo céu.
E se o homem não pára
de caçar arara,
hoje uma ave rara,
ou a arara some
ou então muda seu nome
para arrara.

Cemitério
1
“Aqui jaz um leão
chamado Augusto.
Deu um urro tão forte,
mas um urro tão forte,
que morreu de susto.
2
Aqui jaz uma pulga
chamada Cida
Desgostosa da vida,
tomou inseticida:
era uma pulga suiCida.
3
Aqui jaz um morcego
que morreu de amor
por outro morcego.
Desse amor arrenego:
amor cego, o de morcego!
4
Neste túmulo vazio
jaz um bicho sem nome.
Bicho mais impróprio!
Tinha tanta fome
que comeu-se a si próprio”.

Detetive
Se você for detetive
Descubra por mim
Que ladrão roubou o cofre
Do banco do jardim
E que padre disse amém
Para o amendoim

Se você for detetive
Faça um bom trabalho
Me encontre o dentista
Que arrancou o dente do alho
E a vassoura sabida
Que deixou a louca varrida

Se você for detetive
Um último lembrete
Onde foi que esconderam
As mangas do colete

E quem matou o piolho
Da cabeça do alfinete

Boa Leitura
Camila Garoli Vilela