sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nasrudin e o mercador

Um rico mercador que voltava para casa depois de uma longa viagem resolveu parar no caminho para descansar à beira de um rio.
Sentou-se embaixo de uma árvore, tirou pão e carne da sacola, e se pôs a comer.
Nasrudin, que passava por ali, sentou-se atraído pelo delicioso aroma da carne. Estava com muita fome, pois tinha saído da cidade já fazia tempo e não havia comido nada desde cedo. Foi chegando perto do mercador e sentou-se, certo de que ele o convidaria a partilhar sua comida.
- Nasrudin, você está vindo da cidade? – disse o homem, com a boca cheia.
- Sim. Estou indo visitar um amigo – respondeu o mulá, sem tirar os olhos da carne.
- Ah, então você passou pela minha casa. (...)
O mercador, que parecia estar com mais apetite do que nunca, cortou outro pedaço de carne, sem oferecer nada para Nasrudin. E continuou: (...)
- Sabe, Nasrudin, foi bom ter encontrado você no caminho. (...)
Ele acabou de comer a carne que ainda tinha na mão e jogou os ossos para um cachorro que passava. Depois, guardou o pão e o resto da carne na sacola, e levantou-se para ir embora.
Nasrudin não agüentou: tinha que dar uma lição naquele homem. Com uma cara muito triste, disse:
- Tenho certeza de que você não teria dado os ossos para um cachorro qualquer se o seu próprio cachorro ainda estivesse vivo.
- Como assim? – espantou-se o mercador – Meu cachorro morreu?
- Infelizmente, sou obrigado a dizer que sim – respondeu o mulá com a voz mais fúnebre deste mundo. – Foi o sangue do camelo. Ele bebeu demais.
- O sangue de que camelo?
- Do seu camelo. Sabe, não houve outro jeito. Ele teve que ser sacrificado, porque foi muita gente ao enterro da sua mulher, e como a comida não dava para todo mundo...
- O que? – gritou o homem. – Minha mulher morreu?
- Era uma esposa perfeita – continuou o mulá, calmamente – mas ela chorou demais sobre o túmulo do seu filho. Não pôde suportar tanta dor, pobre mulher.
- Não é possível – disse o mercador, desesperado. – Meu filho estava na mais perfeita saúde quando fui viajar.
- Mas a desgraça chega quando menos se espera, essa é a verdade. O teto da sua casa despencou bem em cima dele, coitado.
O mercador berrou, ajoelhou no chão, arrancou os cabelos e bateu na cabeça com os punhos fechados. Depois saiu feito um louco em direção à cidade.
Nasrudin abriu a sacola que o homem havia esquecido, pegou um belo pedaço de carne e , muito satisfeito, começou a comer, bem devagar.
Regina Machado. Nasrudin
Boa Leitura
Camila Garoli Vilela

Bom dia todas as cores!

O livro da Ruth Rocha "Bom dia todas as cores", além de ser uma leitura muito agradável, pode servir como introdução para uma agradável atividade de arte.

1. Leitura
Pode ser feita da maneira tradicional, com a professora lendo o texto em voz alta, ou com cada dupla de aluno tendo uma cópia do texto para acompanhar a narração da história feita pela própria Ruth Rocha no cd "Mil Pássaros" do Palavra Cantada.
2. Ouvir a canção também gravada pelo Palavra Cantada neste mesmo cd e aproveitar para aprender a cantar a música.
3. Utilizar a melodia da mesma canção para propor aos alunos que deslizem o lápis pelo papel para criar uma imagem abstrata.
4. Pintar com grande variedade de cores os espaços que se formarem entre as linhas do desenho abstrato.
5. Montar um painel com as produções dos alunos e propor que tentem expressar com palavras o que estão observando nas imagens.

No link abaixo você encontra o texto do Livro "Bom dia todas as cores"

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm

E neste você assiste o vídeo e conhece a letra da música "Camaleão".

http://www.youtube.com/watch?v=yQqhQeRgh8Q

Bom trabalho,
Camila Garoli Vilela

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Para trabalhar o alfabeto!

O trabalho com o alfabeto em sala de aula é um grande aliado no processo de alfabetização, principalmente quando trabalhado de forma descontraida e divertida.

Uma boa música pode ser o um bom início para este trabalho.

No link abaixo você encontra uma sequência de atividades que trabalham com o alfabeto e a escrita com letra cursiva.

http://picasaweb.google.com.br/MiGaroli/AtividadesDeAlfabetizacao

Vale à pena conferir.

Bom trabalho,
Camila Garoli Vilela

Alfabeto Divertido

Muito interessante para ter em sala de aula, pode ser um grande aliado na estruturação da escrita com letra cursiva.
Fica como sugestão imprimir, pintar junto com os alunos e organizar um varal em sala para que possam fazer as consultas necessárias na hora de escrever.
As imagens estão no link abaixo.

http://picasaweb.google.com.br/MiGaroli/AlfabetoIlustrado?authkey=Gv1sRgCImV8MGBoO6JiAE

Bom trabalho,
Camila Garoli Vilela

Mais ortografia!

Já postei uma nova atividade para trabalhar com ortografia. Desta vez falando sobre o uso do S ou SS.
Que tal conferir?

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/Dj4GWYaHyJPu8kAYqHuFaw?authkey=Gv1sRgCICs1qacxLPWDw&feat=directlink

A ideia é que as atividades propostas sejam utilizadas dentro de um contexto em sala de aula e que, ao final dos estudos possam ser organizadas em uma apostila.

Bom trabalho,
Camila Garoli Vilela

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Uso do M antes de P ou B.

Que tal reservar um tempinho no seu planejamento semanal para trabalhar um pouco de ortografia?
Estou iniciando uma série de atividades de ortografia para ser trabalhada em sala de aula. Hoje já está disponível a primeira no link abaixo.

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/zB7v5c3eAwwyiRSVqzkPDg?authkey=Gv1sRgCICs1qacxLPWDw&feat=directlink

Bom estudo ortográfico
Camila Garoli Vilela

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Boa Leitura!

O Quebrador de Pedras


Era uma vez um simples quebrador de pedras que estava insatisfeito consigo mesmo e com sua posição na vida. Um dia ele passou em frente a uma rica casa de um comerciante.
Através do portal aberto, ele viu muitos objetos valiosos e luxuosos, além de importantes figuras que freqüentavam a mansão.
“Quão poderoso é este mercador!” - pensou o quebrador de pedras.
Ele ficou muito invejoso e desejou que ele pudesse ser como o comerciante. Para sua grande surpresa ele repentinamente tornou-se o comerciante, usufruindo mais luxos e poder do que ele jamais tinha imaginado, embora fosse invejado e detestado por todos aqueles menos poderosos e ricos do que ele.
Um dia um alto oficial do governo passou à sua frente na rua, carregado em uma liteira de seda, acompanhado por submissos atendentes e escoltado por soldados que batiam gongos para afastar a plebe. Todos, não importando quão ricos, tinham que se curvar à sua passagem.
“Quão poderoso é este oficial! “ - ele pensou. “Gostaria de poder ser um alto oficial!”
Então ele tornou-se o alto oficial, carregado em sua liteira de seda para qualquer lugar que fosse, temido e odiado pelas pessoas a sua volta.
Era um dia de verão quente, e o oficial sentiu-se muito desconfortável na suada liteira de seda. Olhou para o sol. Este fulgia orgulhoso no céu, indiferente a sua reles presença abaixo.
“Quão poderoso é o sol!” - ele pensou. “Gostaria de ser o Sol!”.
Então ele tornou-se o Sol. Brilhando ferozmente, lançando seus raios para a terra sobre tudo e todos, crestando os campos, amaldiçoado pelos fazendeiros e trabalhadores.
Mas um dia uma gigantesca nuvem negra ficou entre ele e a terra. E seu calor não mais pôde alcançar o chão e tudo sobre ele.
“Quão poderosa é a nuvem de tempestade!” - ele pensou “Gostaria de ser uma nuvem!”
Então ele tornou-se a nuvem, inundando com chuva campos e vilas, causando temor a todos. Mas repentinamente ele percebeu que estava sendo empurrado para longe com uma força descomunal. Era o vento que fazia isso.
“Quão poderoso é o vento!” - ele pensou. “Gostaria de ser o vento!”.
Então ele tornou-se o vento de furacão, soprando as telhas dos telhados das casas, desenraizando árvores, temido e odiado por todas as criaturas na terra.
Mas em determinado momento ele encontrou algo que não foi capaz de mover nem um milímetro, não importasse o quanto ele soprasse em sua volta, lançando-lhe rajadas de ar. Ele viu que o objeto era uma grande e alta rocha.
“Quão poderosa é a rocha!” - ele pensou. “Gostara de ser uma rocha!”.
Então ele tornou-se a rocha. Mais poderoso do que qualquer outra coisa na terra, eterno, imóvel. Mas enquanto ele estava lá, orgulhoso pela sua força, ele ouviu o som de um martelo batendo em um cinzel sobre uma dura superfície, e sentiu a si mesmo sendo despedaçado.
“O que poderia ser mais poderoso do que uma rocha?!?” – pensou surpreso.
Ele olhou para baixo de si e viu a figura de um quebrador de pedras.
Anônimo
No link abaixo, você encontra o mesmo texto como sugestão para atividade de organização de parágrafos.

http://picasaweb.google.com.br/MiGaroli/SugsetaoDeAtividadeParaOTextoOQuebradorDePedras#

Boa atividade.
Camila Garoli Vilela

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um conto oriental bem divertido!

O falso monge

Numa das várias vilas antigas do Japão, morava uma velhinha que havia perdido, seu companheiro há pouco tempo, e a cada dia que passava a saudade batia mais forte. Quando isso acontecia, ela rezava muito, às vezes quase o dia inteiro.
Num dia, alguém bateu à porta. Quando ela atendeu, deparou-se com o suposto monge viajante que lhe pediu :
- Senhora, estou perdido por esses cantos, será que eu poderia passar esta noite aqui?
A velhinha então pensou: “Puxa, se ele é monge, pelo menos poderá rezar direito, assim como manda o budismo”.
Então ela aceitou a proposta, e logo que ele se acomodou, ela lhe serviu vários tipos de comida.
Logo após o homem ter se esbaldado com tanta comida, a velhinha lhe fez um pedido:
- Senhor monge, o senhor poderia rezar pela alma de meu marido que faleceu recentemente?
Depois de ouvir a senhora, ele ficou um pouco perturbado. Na verdade o homem nem monge era, ele vestia trajes de monge e raspava a cabeça apenas para dormir de graça nas casas das pessoas. Assim o homem pensou: “Como eu vou sair dessa?”
Sem saber direito como proceder, ele ficou olhando para toda a casa, até que viu um buraco com um pequeno ratinho. Então o homem pensou em falar frases baseando-se nos movimentos do ratinho. Em pouco tempo estava tudo preparado, e a velhinha sentada no oratório disse em voz alta:
- Meu marido, esse monge que veio aqui hoje, vai rezar por sua alma, graças ao grande Buda!
O monge, que já estava sem jeito, resolveu não recusar a proposta e gaguejando, criou coragem e disse olhando para o ratinho:
- Devagar, devagar ele vem chegando...
Ele falava com tal afirmação que parecia estar rezando de verdade. E como a velhinha estava muito concentrada continuou :
- Devagar e devagar ele está espiando...
- Devagar e devagar ele parece estar cochichando...
As frases nem de longe pareciam reza, mas a velhinha estava crente na identidade do monge, que percebendo continuou:
- Devagar e devagar ele vai espiando... E depois cochichando...
- Agora ele está saindo... Agora saiu...
No dia seguinte a velhinha agradeceu o falsário, que saiu sem falar nada e logo depois de ter andado um pouco, começou a rir por ter pregado mais uma peça. A velhinha no entanto começou a rezar da forma que havia aprendido.
Num certo dia, um ladrão entrou na casa da velha senhora e, quando estava entrando para escolher o que roubar, ele ouviu:
- Devagar, devagar ele está chegando...
Por um momento o ladrão ficou assustado. Não havia ninguém naquele cômodo. Como seria possível ?
Ele então continuou a escolher os objetos:
- Devagar e devagar ele está espiando...
O ladrão, incomodado, falou com si próprio:
- Será que a pessoa que mora aqui consegue enxergar no escuro ?
De repente ele ouviu:
- Ele está cochichando...
O ladrão assustado, começa a dar meia volta para sair...
E de surpresa ouve:
- Devagar ele está saindo...
O ladrão foi embora correndo!
A velhinha, no entanto, estava tão entretida pela reza que nem percebeu o barulho na casa...

Lenda Japonesa
Boa Leitura
Camila Garoli Vilela

Sugestões para Avaliação Diagnóstica

É sempre muito bom fazer uma avaliação inicial para conhecer um pouco melhor os nossos alunos e observar sua dificuldades e necessidades pedagógicas.
Saber o que eles já sabem ou precisam conhecer melhor é muito inportante para começar a nortear o trabalho para o ano letivo.
Fica aqui o link para a minha sugestão de atividade diagnóstica para português e matemática que realizarei com meus alunos neste início de ano.

http://picasaweb.google.com.br/MiGaroli/SugestoesDeAvDiagnostica#

Bom recomeço,
Camila Garoli Vilela

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Para se conhecer melhor!

O primeiro dia de aula é sempre uma expectativa para alunos e professores e deve ser uma porta de entrada para o novo ano letivo.
A maneira como abrimos esta porta pode nos mostrar como será o ano que está se iniciando.
Uma boa idéia para este momento é conhecer a turma dando espaço para que falem. Contem o que gostam, descrevam suas preferências e comecem a conhecer um pouco mais sobre os colegas de classse.
Minha sugestão é que cada um faça o seu registro para depois, ao mesmo tempo que se apresenta para o grupo, coloca suas informações no mural da sala para que no decorrer dos dias possa rever o que escreveu e acrescentar ou suprimir informações.
Veja modelo de ficha no link abaixo.

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/IEbrScEvKo8jQtvSWU1KJg?feat=directlink

Bom retorno
Camila Garoli Vilela

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Leituras para a semana do carnaval

O que é carnaval?
"O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval."

Para ler mais:

www.suapesquisa.com/carnaval
http://www.canalkids.com.br/arte/danca/carnaval.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/carnaval.html

Boas dicas de máscaras para o carnaval!

Para quem está procurando máscaras de carnaval de animais bem bonitinhas seria muito legal visitar esta galeria de fotos:

Álbuns da web do Picasa - gre - Chapéu-animais(com os moldes)

Boa diversão
Camila Garoli Vilela

Algumas sugestões de capas para caderno

Elaborei algumas capas para deixar os cadernos mais caracterizados. Escolhi desenhos que demonstram minhas preferências com relação aos personagens.
Para visualizá-las é só abrir o link abaixo.

Álbuns da web do Picasa - mi.garoli - Capas para caderno

Para outras sugestões de desenhos para diversas finalidades visite: http://www.desenhosparacolorir.org/

Bom trabalho,
Camila Garoli Vilela

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Divertido para ler e produzir listas de palavras

Na minha opinião é um texto bem divertido para ser trabalhado principalmente nas séries iniciais quando a atividade de elaboração de listas de palavras do mesmo campo semântico auxiliam muito no processo de alfabetização.

CONFUSÕES DO SEU JOSÉ

SEU JOSÉ FOI AO MERCADO
COMPRAR PRA SEMANA INTEIRA
PEGOU DE TUDO UM POUCO
ATÉ UMA ENORME PENEIRA

SEM PENSAR COMO PAGAR
CONTINUOU A GASTANÇA
ABACAXI, MELANCIA E MORANGO
NÃO ERA HORA DE FAZER POUPANÇA

CHEGOU NA FILA DO CAIXA
JÁ MEIO DE CABEÇA BAIXA
NÃO SABIA ONDE ESTAVA O DINHEIRO
TERIA ESQUECIDO NO BANHEIRO?

PROCUROU POR TODO LADO
REMEXEU DAQUI E DALI
DO BOLSO SAIU TANTA COISA
PANDEIRO, ALICATE E JABUTI

MAS ONDE ESTAVA O DINHEIRO
ISSO TODOS QUERIAM SABER
DE REPENTE ELE LEMBROU
ASSIM MEIO SEM QUERER

DEU UM SORRISO AMARELO
E LEVANTOU O BONÉ
SABIA QUE TINHA O DINHEIRO
NÃO ERA NENHUM CALOTEIRO

O QUE NINGUÉM ESPERAVA
FOI O QUE SE VIU ENTÃO
TINHA DEZ NOTAS DOBRADAS
SOMANDO QUASE UM MILHÃO

COM TANTO LADRÃO POR AÍ
FOI LOGO EXPLICANDO O JOSÉ
O MELHOR É SE PREVENIR
GUARDAR NA CARECA OU NO PÉ.

Lidia Izecson de Carvalho
Publicado na Revista Nova Escola

Boa Leitura
Camila Garoli Vilela