sábado, 30 de janeiro de 2010

Leituras.

Quanto mais eu leio, mais me desperta a curiosidade e a imaginação para pensar em novas atividades e projetos para desenvolver com meu alunos.
Muitas vezes me pego lendo algo que já sei há muito tempo, mas que precisava de um soprinho no ouvido para resgatar conhecimentos adormecidos.
É muito bom pegar um livro na mão ou sentar na frente do computador para uma leitura sem compromisso, pois é neste momento que minha cabeça está mais aberta para outras possibilidades.
E foi em uma destas leituras sem muito compromisso que fiquei bastante tempo neste site:

http://educarparacrescer.abril.com.br/

Que tal dar uma olhada também?

Boa leitura,
Camila Garoli Vilela

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bons motivos para fazer um pic nic com seus alunos:

1. Sempre haverá a possibilidade de transformar em uma atividade de sala de aula com produções de texto que incluem desde as etapas para a organização até as receitas dos quitutes que estarão na mesa.

2. Outras possibilidades de atividades surgem na aula de ciências para investigar o paladar, o olfato, o processo de digestão e os nutrientes presentes nos alimentos.

3. Promove um momento de descontração onde alunos e professores se envolvem em uma atividade diferenciada e podem conversar sobre diversos assuntos.

4. Pode ser sinônimo de comemoração para qualquer evento que acontece durante o ano letivo como Páscoa ou dia das crianças.

5. O dia ficará extremamente divertido tanto para os alunos quanto para o professor.

6. Muitos alunos irão descobrir a diversão que é preparar um prato delicioso enquanto ajudam a mãe no preparo do lanche.

7. Faça um pic nic e descubra o seu bom motivo!

Boa diversão,
Camila Garoli Vilela

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sugestão de leitura

Um texto descontraído para uma boa leitura em sala de aula.

O Príncipe Desencantado
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
- Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
- Sim, minha querida princesa.
- Então nós temos que nos casar já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
- É... querida princesa.
- Você tem um castelo, é claro.
- Tenho... princesa.
- E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
- Trinta e seis.
- Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
-Tantas assim?
- Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
- Mas quarenta amas!
- Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal, passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de outro e discos de platina!
- Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
- Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou, que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então, teve uma idéia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.

Flávio de Souza

Boa leitura,
Camila Garoli Vilela

Coisas que a gente já sabe!

Tem muita coisa que a gente já sabe, mas sempre vale à pena relembrar.
Isto vale para a tradicional sondagem inicial que todos nós fazemos no início do ano letivo para conhecer um pouco melhor nossa nova turma.
Sugiro a leitura deste artigo da revista Nova Escola só para ir aquecendo os motores para o ano letivo que para muitas escolas particulares já começou.

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/diagnostico-incial-o-que-eles-ja-sabem-528156.shtml

Boa leitura.
Camila Garoli Vilela

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sugestão de leitura para o primeiro dia de aula

Realmente este é um dos meus textos preferidos para trabalhar no início das aulas. Gosto do jeito bem humorado da escrita. Não parece realmente com o que fazemos sempre.

Minhas férias, pula uma linha, parágrafo.

O primeiro dia de aula é o dia que eu mais gosto em segundo lugar. O que eu mais gosto em primeiro é o último, porque no dia seguinte chegam as férias.
Os dois são os melhores dias na escola porque a gente nem tem aula. No primeiro dia não dá para ter aula porque o nosso corpo está na escola, mas a nossa cabeça ainda está nas férias. E, no último, também não dá para ter aula porque o nosso corpo está na escola, mas a nossa cabeça já está nas férias.
Era o primeiro dia e era para ser a aula de português mas não era porque todo mundo estava contando das férias. E como todo mundo queria contar mais do que ouvir, o barulho na classe estava mesmo ensurdecedor. O que explica o fato de ninguém ter escutado a professora gritando para a gente parar de gritar. Todo mundo estava bem surdo mesmo. Mas quando ela bateu com os livros em cima da mesa a nossa surdez passou e todo mundo olhou para ela.
Ela estava em pé, na frente do quadro e ficou em silêncio, com uma cara bem brava, olhando para a gente.
Quando um professor está em silêncio com uma cara bem brava olhando para você, é melhor também ficar em silêncio com uma cara de sem graça olhando para um ponto qualquer que não seja a cara brava do professor.
A professora puxou a cadeira dela e se sentou.
Atrás dela, no quadro negro, eu vi decretado o fim das nossas férias e o fim do nosso primeiro dia de aula sem aula. Estava escrito:
“Redação: escrever 30 linhas sobre as férias.”
(...)
Quando a gente transforma as nossas férias numa redação, elas não são mais as nossas férias, são a nossa redação. Perdem toda a graça. (...)
De repente, as nossas férias ficaram silenciosas. Onde já se viu férias sem barulho?
E, além do mais, eu tenho certeza de que a professora nem quer saber de verdade como foram as nossas férias. Ela quer só saber como é a nossa letra e se a gente tem jeito pra escrever redação. Aqueles dois meses inteirinhos de despreocupações estavam prestes a virar 30 linhas de preocupações com acentos, vírgulas, parágrafos e ainda por cima com a letra legível depois de tanto tempo sem treino.

Christiane Gribel. Minhas férias, pula uma linha, parágrafo. São Paulo, Salamandra

Boa leitura.
Camila Garoli Vilela

Planejando

Parece estranho admitir isto, mas me sinto muito animada quando penso que falta apenas uma semana para retomar minhas atividades como professora.

Adoro o o primeiro dia de serviço, assim como eu sempre achei muito legal o primeiro dia de aula.

Nos reecontramos com nossos amigos, colocamos as fofocas em dia e chegamos cheios de vontade e novas idéias para fazer do novo ano letivo um ano mais legal que o anterior.

Eu sou assim e tenho certeza que muita gente é assim como eu: aguarda o recomeço com energia renovada.


Na vontade de recomeçar,


Camila Garoli Vilela

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pensamento...

Penso que escrever é tudo de bom, por isso pretendo escrever muito em 2010 e também convidar muito os meus alunos para escreverem também.
Penso que para escrever nem sempre é preciso ter um grande motivo, basta sentir vontade...
Mas também penso que ter vontade já é um grande motivo.
Por isso escrevo, porque tenho muita vontade de escrever.

Camila Garoli Vilela

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Um pensamento que reflete o meu...

"Sonho com o dia em que as crianças que lêem meus livrinhos não terão de grifar dígrafos e encontros consonantais e em que o conhecimento das obras literárias não será objeto de exames vestibulares: os livros serão lidos pelo simples prazer da leitura."
Rubem Alves em Ensinar, cantar, aprender

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Vale à pena conhecer!

Dei uma boa passeadinha nestes sites e eles são bem legais. Vale à pena visitar.

http://www.qdivertido.com.br/
http://www.sitededicas.uol.com.br/
www.uol.com.br/ruthrocha

Bom passeio virtual

Camila Garoli Vilela

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Construindo a Cubolândia

Esta foi realmente uma atividade muito divertida de ser realizada. Posso afirmar que os alunos soltaram a imaginação e curtiram bastante o trabalho.

A atividade, sugerida pelo livro Porta Aberta - vol.3, foi realizada como conclusão dos estudos sobre sólidos geométricos e tinha como objetivo a construção da maquete de uma cidade ou bairro utilizando-se basicamente de diversos cubos.


Atividade: Construção da Cubolândia
Material Necessário: Modelos de cubos, cola, tesoura, retalhos de papel e outros materiais que a imaginação sugerir.
Organização da sala: Grupos de 4 a 6 pessoas
Desenvolvimento: Já organizados nos grupos, os alunos recebem moldes de cubos suficientes para iniciarem o trabalho. Cada grupo terá uma base onde deverá construir um quarteirão da Cubolândia. Neste momento, quanto mais material diversificado os grupos tiverem disponível, mais poderão soltar a imaginação e caprichar nos detalhes de sua produção.
Quando todos os grupos concluirem sua produção, juntos, deverão propor maneiras diferentes de organizar uma cidade com os quarteirões que cada um desenvolveu.


Um bom motivo para realizar: Além de ser uma atividade bem descontraída, no decorrer de seu desenvolvimento é possível explorar conteúdos diversificados como trabalhar com espaço e forma: unidades de medida, área, vértice, aresta.
De maneira lúdica os alunos estarão aprendendo e, com certeza, aprendendo ao mesmo tempo.

Boa atividade,

Camila Garoli Vilela


sábado, 9 de janeiro de 2010

Trabalho em grupo

Durante 2009 desenvolvi em sala de aula diversas atividades em grupo nas diferentes disciplinas trabalhadas, porém algumas chamaram mais a minha atenção por ter proporcionado um grande envolvimento entre os integrantes de cada grupo na busca da resolução de problemas ou na criação de informações e elementos.
Descrevo agora um jogo bem interessante para trabalhar com a formação de palavras explorando as regras ortográficas e e gramaticais.

Atividade: Jogo da Formação de palavras
Material Necessário: Jogo de letras e sílabas móveis
Organização da Sala: Grupos de 4 a 6 alunos
Desenvolvimento: No primeiro momento da atividade é muito importante deixar claro quais serão as regras e o objetivo do jogo, determinando os critérios de pontuação e como o material disponível poderá ser utilizado.
O objetivo do jogo é conseguir cumprir no menor tempo possível a solicitação do professor, que estará de acordo com os conteúdos estudados na ocasião da atividade. Como por exemplo, ao trabalhar em sala o grau do substantivo pode-se solicitar que os grupos escrevam com as letras móveis o aumentativo ou diminutivo de algumas palavras ou ainda apenas palavras no aumentativo ou no diminutivo.
Pode-se determinar com os grupos que o momento que o primeiro grupo concluir o solicitado determina o tempo que os outros grupos terão para cumprirem também.
Ao final do jogo, o professor pode propor um registro de como a atividade se desenvolveu e o que foi possível aprender com ela.
Um bom motivo para jogar: Enquanto participam da atividade, os alunos trocam informações importantes para a construção e sistematização de seus conhecimentos. É muito importante que a formação dos grupos seja equilibrada para que esta troca seja realmente significativa e enriquecedora.

Boa atividade!

Camila Garoli Vilela

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Muitas ideias e uma enorme vontade de compartilhar

Muito mais legal do que ter boas ideias e colocá-las em prática é poder compartilhá-las com o maior número possível de pessoas.

Por isso, resolvi criar o meu próprio espaço para deixar disponível todas as idéias que brotam na minha imaginação de professora no meu cotidiano escolar.

Como o período agora é de férias, vou aproveitar para rever atividades e trabalhos interessantes que desenvolvi no ano de 2009 com meus alunos de 3a série.

Espero colaborar bastante com todos que passarem por aqui.

Sejam todos muito bem vindos!

Camila Garoli Vilela